Tirando da cartola
Tirando da cartola

De onde você tira seus clientes?

PROSPECÇÃO.

PROSPECTAR NÃO É VENDER ENTRETANTO É UM DOS  PRIMEIROS PASSOS PARA UM BOM NEGÓCIO

 

E como não poderia ser diferente, há alguns procedimentos a seguir:

·        Conheça o serviço ou produto;

·        Sinta o quanto acredita nele;

·        Pergunte-se : Eu compraria para mim ou daria de presente para alguém que amo?

·        Buscar saber e entender ao máximo com que PÚBLICO irá se comunicar

·        Então é preciso ter bem definido a PREMISSA a base da ideia principal.

·        Criar o texto em torno da ideia de forma CLARA, OBJETIVA. Iniciar a busca do ZERO.

·        Criar roteiro e ensaia-lo até chegar a naturalidade na forma de falar.

·        Preparar apresentação do material com qualidade para quando for solicitado.

Uma prospecção bem sucedida é aquela em que as pessoas param para dar atenção ao interlocutor e entendem bem o que está sendo oferecido.

Quanto mais você seguir um passo-a-passo definido sobre o que fazer na prospecção, mais fácil será o processo e melhor serão os resultados da sua abordagem de vendas.

Se você prospectar do jeito certo, vai conseguir fazer com que o seu discurso de vendas toque o seu cliente, fazendo-o enxergar todo o valor de seu produto ou serviço.

Quando isso acontece, você abre as portas.

O processo é REPETITIVO entretanto dever ser APRIMORADO constantemente.

 

 

Organize sendo criativo para não ser cansativo

•      Crie o perfil de seu cliente ideal;

•      Pessoa física ou jurídica;

•      Selecionar contatos, ao invés de dar tiros no escuro.

•      Crie um banco de dados;

•      Saiba se o prospect  tem conexão com seu produto.

•      Segmente os clientes pelos mercados que você quer alcançar:

•      Micro, pequenas ou grandes empresas;

•      Faça uma lista;

•      Crie um roteiro adequado para cada segmento de cliente;

•      Escolha os profissionais que mais têm relação com o serviço que está oferecendo;

•      Estabeleça horários específicos para cada ação;

•      Entenda que cada segmento tem um melhor horário para lhe dispensar atenção.

Exemplo: Nunca ligue para um restaurante entre 09:00 e 14:00 pois é o horário de pico e não pararão suas atividades para te ouvir.

·        Crie planilha de acompanhamento para cada ligação com data e nome de quem lhe atendeu.

·        É fundamental acompanhar o progresso das chamadas e obedecer datas e horários estipulados pelo prospect para continuidade da conversa iniciada.

 

Cada segmento de cliente compra por um motivo diferente e por incentivos únicos, sendo assim, cada um deles tem uma maneira de ser abordado.

Crie uma categoria para esses clientes.

É justamente essas categorias que mostram o que eles têm em comum, e assim você consegue criar diferenciais.

 

 

 

 

Iniciado o trabalho

•      Sempre que iniciar uma conversa perguntar à pessoa que atendeu se pode falar nesse momento ou qual é a melhor hora para isso;

•      Agendar e ligar no período combinado;

•      Ficar atento ao TEMPO de DURAÇÃO da conversa, criar um padrão de acordo com o objeto da oferta;

•      Não dar informações DEMAIS que possam confundir nem DE MENOS que deixem duvidas ou insegurança;

•      Calcular a dosagem ideais para causar CURIOSIDADE, a curiosidade é o GATILHO que desperta INTERESSE;

•      Saciar a PRIMEIRA CURIOSIDADE deixando abertura para uma PRÓXIMA e assim sucessivamente.

O que todo potencial cliente quer ouvir:

•      O que o seu produto pode fazer por ele;

•      Alguém preparado para falar o que lhe interessa;

•      Obter BOAS EXPECTATIVAS e que que haverá uma SEQUÊNCIA dessa vez MAIS DETALHADA sobre o tema abordado;

 

Esse primeiro contato é uma importante coleta de dados sobre pessoas interessadas em conhecer a oferta e precisa ser muito bem feita para que possa ser aproveitada ao máximo pelo vendedor.

 

•      Após determinado período CERTIFIQUE-SE de que tal 2º CONTATO foi mesmo executado e que a OFERTA foi bem apresentada.

•      Deixar a PORTA ABERTA para futuros contatos buscando levar NOVAS POSSIBILIDADES.

Sempre a qualidade irá prevalecer sobre quantidade.

Uma boa prospecção hoje mesmo que não traga resultado imediato, pode render frutos em outros momentos.